Almoço de Natal 2010 / Exposição

Almoço de Natal da Pateira
c/ Exposição de Fotografia

4 de Dezembro de 2010

ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

Os encontros da Pateira, dedicados ao hobbie que é a fotografia, tiveram início em 2006, mais precisamente a 1 de Dezembro de 2006, através de um site de fotografia - www.forumfotografia.net. Foi através desta plataforma de comunicação que se combinou então esse primeiro "raid fotográfico" no Parque da Pateira de Óis da Ribeira, juntando pessoas de norte a sul do país e até mesmo da Madeira e Açores, sendo que neste caso eram alunos que então se encontravam a estudar na Universidade de Aveiro. O dia escolhido acabou por ter como pano de fundo uma Pateira cheia de jacintos, que se encontravam nas margens da Pateira, deixados pela enchente que ainda estava bem presente, tendo que se abrir alguns caminhos por entre a "estrada verde".
Tendo-se revelado um sucesso, não tardou a que se organizasse mais um, alguns meses depois, a 20 de Maio de 2007 (foto ao lado), juntando então mais de 30 participantes na "2ª expedição Fotográfica às Margens da Pateira"
Em 2008, a pedido de alguns dos participantes anteriores, teve lugar mais um encontro, a 24 de Maio.
As 3 primeiras edições estavam feitas e o sucesso era visível, levando o impulsionador destes encontros a um novo objectivo: juntar as fotos e realizar uma exposição colectiva. Assim foi e nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2008 teve lugar no restaurante Pôr-do-Sol, a primeira exposição colectiva intitulada "Margens da Pateira", reunindo 280 imagens de 31 autores e... perto de 1000 visitantes nesses 2 dias... um sucesso! A exposição foi inaugurada pelos próprios autores, naquele que foi o 1º almoço de Natal da Pateira, onde se juntaram os autores das fotos e outros amigos. De realçar que as despesas de impressão e apoio logístico foram quase totalmente a encargo da Câmara Municipal de Águeda e da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, que também marcaram presença na exposição.
A 4ª Expedição Fotográfica à Pateira teve lugar a 27 de Junho de 2009, que consistiu no percurso pedestre "da Pateira ao Águeda" inaugurado em Novembro de 2008. No final no ano, a 5 de Dezembro, foi realizado o 2ª Convívio/Almoço de Natal, no restaurante Pôr-do-Sol.
Este ano, 2010, foi ano de mudança de local. Em vez do tradicional trajecto entre Óis da Ribeira, Espinhel e Fermentelos, foi realizado junto à Pateira, mas de Requeixo. A alteração surgiu depois do contacto entre o organizador e um elemento da Junta de Freguesia de Requeixo, resultando num encontro com percurso desde a Ponte de Requeixo e o Carregal, com paragem para almoço no Parque da Pateira de Requeixo, com organização da Junta de Freguesia local.

ALMOÇO/CONVÍVIO/EXPOSIÇÃO - NATAL 2010

Chegados agora ao fim de mais um ano, impõe-se a realização de mais um convívio para os amantes da Pateira, desta vez com um motivo extra: homenagem a um amigo que esteve presente em todas estas iniciativas - Marco Silva (foto), falecido a 15 de Julho. Uma homenagem através da exposição das suas fotos, possibilitando ver o mundo um pouco como ele o viu (cerca de 1 centena de fotos, grande parte captadas nas margens da Pateira).

O almoço/exposição terá lugar no restaurante Pôr-do-Sol, em Óis da Ribeira, sendo o convite feito a todos quantos queiram comparecer, pois a entrada para a exposição será obviamente livre, estando patente no salão do restaurante, com vista directa para a Pateira.
Por outro lado, quem se quiser juntar ao almoço de Natal, terá que se inscrever pelo através do email margensdapateira@gmail.com, pelo telemóvel 936676074 ou comentando este artigo.


Marco Silva, por Luís Neves
Marco Josué Estima Silva, o meu melhor amigo...
Conheci o Marco na ESTGA (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda), à qual fomos parar depois de uma mudança de universidade.
As primeiras impressões não adivinhariam a grande amizade que nos iria unir alguns meses depois. Mas... aliaram-se hobbies parecidos do qual se destacou a fotografia, que nos proporcionou horas e horas em noites que saíamos para mais uns cliques e "longas exposições" junto à Pateira... foram anos de saídas que tornaram o que era visível: uma grande amizade...
O Marco era caracterizado por uma auto-confiança acima da média, sendo um comunicador nato e tendo sempre conversa, independentemente do tema. Tal característica comunicativa valeu-lhe um grande leque de amigos e rara era a ocasião em que não fazia mais um.
Também teria os seus "defeitos" como humano que era, mas quem privou com ele sabia bem a pessoa amiga e prestável que podia sempre encontrar.

O Marco e o seu sorriso constante partiram a 15 de Julho de 2010, com 30 anos e a pouco mais de um mês de ser pai... algo que ele tanto ansiava... mas deixou a sua semente, a linda Ritinha, fruto do seu amor com a Joana Coutinho.
E muito poderia eu aqui dizer sobre o Marco, tantos são os momentos e histórias que tive a feliz oportunidade de com ele partilhar... mas... venha ver a exposição e como o Marco via algum do seu mundo...


Já agora, um pouco do Marco:
http://www.youtube.com/watch?v=Aua3GAhZjz0

--------------------------------------------------
Em suma:
Almoço/Convívio de Natal (10€/pessoa)

Local: Restaurante Pôr-do-Sol (Óis da Ribeira - Águeda)
Inscrições para almoço:
margensdapateira@gmail.com
- telemóvel - 936676074
- comentário a este artigo, indicando o nome e contacto
http://www.editgrid.com/user/luisneves/PATEIRA_-_NATAL_2010

Exposição de fotografia: entrada livre... APAREÇA!!!





Sem comentários: